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sábado, 23 de abril de 2011

A mobilização que nasce das redes virtuais

Orkut, MySpace, Facebook, Twitter e You Tube. Em qualquer roda de bate-papo esses nomes estão presentes e, quem nunca ouviu falar sobre essas ferramentas, certamente não irá demorar muito para conhecê-las. São as famosas redes sociais, ou seja, canais de relacionamento digitais utilizados para trocar experiências, compartilhar ideias, usadas ainda como ferramenta de marketing e, principalmente, para mobilizar pessoas e fazer cobranças referentes à oferta de serviços públicos, como segurança, educação, saúde, trânsito, etc. Em menos de dez anos, as redes sociais democratizaram a informação, aumentaram a velocidade com que ela é disseminada e geraram uma série de mudanças no comportamento humano. Hoje, acessar a internet sem consultar essas ferramentas de comunicação é algo praticamente impossível.

A eficiência das redes sociais no Estado foi medida, recentemente, após alguns debates levantados no espaço virtual e que repercutiram nacionalmente. Um deles foi o aumento do preço dos combustíveis, que em alguns postos chegou a ser vendido por R$ 2,99 o litro. Indignados com o valor, os consumidores foram ao Twitter e se queixaram, utilizando a hashtag "#combustivelmaisbaratoja", expressão empregada para identificar o tema "combustível mais barato já", replicada por milhares de pessoas.

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